Caixa de sucatas passo a passo


          Oi gente!

           Bem, a muito tempo venho prometendo o passo a passo desta caixa ornada com  sucatas, é uma peça que se transforma em um lindo e personalizado  presente, pois normalmente são produzidas com as sucatas do próprio cliente, legal né?

          Então vamos lá!

Material

  • Um caixa de mdf 10x10
  • Lixa Fina - eu usei a 320
  • Cola instantânea 
  • Um pedaço de pano (aquelas camisas velhas que jogamos fora sabe? Corte-as em pedaços e use)
  • Betume da Judeia 
  • Pincel de cerdas 
  • Aguarrás 
  • Verniz brilhante ou Goma Laca incolor
  • Sucatas de tudo que possa imaginar - bijuterias, chaveiros, moedas de um  centavo, canudo, pedacinhos de renda, palito de fósforos, grampos, chaves e tantas outras sucatas.  


   Após reunir todo o material, lixe toda a caixa inclusive a tampa, limpe a poeira. passe o betume da judeia, diluído em aguarrás ( uma parte de betume para duas de aguarrás -  por exemplo -  uma colher de sopa de betume para duas colheres de sopa de aguarrás)    na parte de dentro da tampa e nas laterais e deixe secar. 


   Pinte a parte de dentro da caixa e as laterias de cima com betume, como na foto abaixo. Eu medi a lateral da tampa da caixa para pintar as laterais,  neste espaço não será colada sucatas, para que a tampa encaixe com perfeição. 


   Após tudo seco, comece a colar as sucatas da forma que achar  melhor. Uma dica, antes de colar acomode as sucatas e tire uma foto, aí depois retire tudo e é só ir colando tendo a foto como direcionamento.


      A minha ficou assim depois de toda a tampa colada.  Já ficou bonita né?


   Depois de tudo coladinho passe o betume, já misturado com aguarrás. Passe de forma que todos os espaços entre as sucatas fiquem pintados. 


     Vá passando o betume e limpando com o paninho de malha. Não passa o pano com muita força para não danificar a peça.


   Este foi o resultado da tampa após  o betume.


   Na caixa, em todos os lados repita o processo da tampa, a quantidade de sucatas na caixa fica a seu critério.  Eu não coloquei muitas, porque preferi fazer diferente.


    Depois de tudo colado e seco, desgaste, com a lixa,  as laterais da tampa e as laterais da caixa que estão pintadas com betume,  (nunca corte uma lixa com tesoura, sempre rasgue-a, porque ela vai cegar a tesoura).


    Finalmente passe o verniz brilhante ou a goma laca incolor em toda a peça. Eu não passei nas laterais que foram desgastadas para dar um contraste, mas fica a critério de cada um. Deixe secar e pronto!


      Espero que tenham gostado! Já postei algumas outras caixas com sucatas aqui, é só dar uma olhadinha no arquivo/ postagens populares do blog.

     Grande abraço a todos!
     Não esqueçam de deixar seu comentário!

Dicas:

  • Se quiser colar as sucatas com a cola cascorez, também pode,  só que terá que deixar secando por mais tempo.
  • O tom do betume depende de seu gosto, se achar que ficou muito escuro limpe bem,  as peças ficarão mas claras.
  • Se quiser não passar o betume, após tudo colado, passe goma laca incolor em toda a peça e deixe secar bem. Poderá também passar goma laca indiana. 

Comentários

  1. Posso passar verniz acrílico brilhante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me perdoem por não ter respondido,tive q me ausentar por motivos familiares...
      sim,pode usar ate verniz automotivo.

      Excluir
  2. Posso passar verniz acrílico brilhante?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Me perdoem por não ter respondido,tive q me ausentar por motivos familiares...
      por ser biju colo com cola de contato ou tek bond, na verdade uso mais esta segunda acho q fica mai firme.Mas se for de plastico a bijuteria,a cascorez tbm serve.

      Excluir
  4. Boa noite Sandra. Meu nome é SANIA, quase o seu nome. Apaixonei pelo seu trabalho, parabéns, vc é muito criativa e caprichosa. Tb faço esses trabalhos com bijou. Meu face é saniaregina@gmail.com, se quiser me add, ficarei faliz, pois poderemos trocar idéias. Abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me perdoem por não ter respondido,tive q me ausentar por motivos familiares...
      Oi Sania😊 te add sim e obrigada😄

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Me perdoem por não ter respondido,tive q me ausentar por motivos familiares...

    ResponderExcluir
  6. Fiquei feliz em ver isso, pois a muito eu procurava uma dica dessas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico muito feliz com sua visita Ademar!! Obrigada pelo elogio, venha sempre que desejar.

      Excluir
  7. OLÁ, A mto tempo queria ver e aprender este trabalho ,adorei. Se puder me envie mais por favor Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas